quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Lorelei, a sereia do Reno


         
          
          Lorelei é uma sereia se cabelos dourados e vestes brancas que vivia em um penhasco à margem direita do rio Reno (entre Sankt Goarshausen e Kaub) e seu canto atraia os navegantes mais jovens e inocentes à morte.
         Uma das suas vítimas foi Ronald, o amado filho de um nobre influente, que ao navegar com um velho marinheiro ouviu a doce melodia de Lorelei e indo de encontro ao seu objeto de desejo sai do barco e morre afogado na parte mais profunda do rio. 
       O marinheiro conseguiu escapar e contou para o pai de Ronald o que lhe aconteceu. O nobre, então, enviou um grupo de soldados para vingar a morte de seu filho. Os combatentes navegaram o dia todo e ao crepúsculo chegaram ao topo do penhasco, onde a sereia os aguardava com um sorriso nos lábios. Os guardas tentaram atacar, mas Lorelei atirou seu colar de pérolas ao Reno que se agitou trazendo o corpo de Ronald à superfície ao mesmo tempo que ela desapareceu nas águas do rio para sempre.
       Apesar de nunca mais ter sido vista, muitos marinheiros dizem que ainda é possível ouvir a canção de Lorelei durante o pôr do sol na região que ela vivia.


Referências:
http://mermaidsofearth.com/mermaid-statues-mermaid-sculptures/public/the-lorelei-statue/
http://www.young-germany.de/topic/live/travel-location/the-siren-song-of-the-lorelei
http://sobreleyendas.com/2011/02/25/lorelei-la-sirena-del-rhin/
http://www.dw.com/pt/mito-da-loreley-atrai-turistas-ao-reno/a-17001167


            
         


     

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Yggdrasil, a árvore do mundo


     

         É uma imensa árvore mística que se localiza  no centro do universo e conecta os nove mundos da mitologia nórdica. No topo encontra-se Asgard (morada dos Aesir), logo abaixo em seus galhos estão Vanaheim ( morada dos Vanir) e Alfheim (terra dos elfos da luz), no centro está Middgard (o mundo dos mortais) seguido por Jötunheim (terra dos gigantes de gelo) e Svartalheim (onde vivem os anões e os elfos das trevas). Seu tronco é sustentado por três raízes, onde está Nilfheim (reino do gelo eterno), Muspelheim ( morada dos gigantes de fogo) e Helheim (o lugar dos mortos inglórios).
         Foi em Yggdrasil que Odin permaneceu nove dias e nove noites pendurado e trespassado por uma lança, sacrificando um de seus olhos para obter as runas. É lá que vivem as Nornas,  fiandeiras do destino de todas as criaturas e também é onde fica a fonte da sabedoria, juntamente com a cabeça embalsamada de Mímir o mais sábio dos deuses.
          
           Três animais habitam Yggdrasil: 
  • A águia Hraesvelgir, cujo bater de asas produz o vento que agita incessantemente  suas folhas;
  • A serpente Nidhogg, que vive em Nilfheim roendo uma de suas raízes;
  • E o esquilo Ratatöskr, que está sempre percorrendo a árvore levando insultos da águia pra a serpente e vice versa.
            Quando Nidhogg terminar de roer a raiz e a árvore do mundo enfraquecer, acontecerá o Ragnarök, a grande batalha que enunciará o fim do mundo.





sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Seja bem vindo ao meu blog! :)

Olá, seja muito bem vindo ao Refúgio dos Elfos! 
       Desde pequena sempre fui extremamente afeiçoada a lendas e mitologias (principalmente à nórdica), porém sempre encontrei dificuldades em achar na internet conteúdos substanciais inerentes a mitologias menos populares como a russa ou até mesmo a tupi-guarani.  Por  já estar cansada de tanta mitologia greco-romana  esse motivo resolvi criar esse blog, para de reunir em um único lugar diversas histórias, poemas, músicas (e et cetera) pertencentes a diversas culturas ao redor do mundo, além de falar sobre jogos, livros, filmes e bandas que usem os mitos como principal inspiração.
Espero que goste!